Os fundadores do Instituto Tecendo Infâncias, Adriano Schincariol e Maíra Gazzola, a fundadora do Instituto Dara, Dra. Vera Cordeiro e a diretora executiva do instituto de Itu, Adriane Menna Barreto
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTOS: Tecendo Infâncias - divulgação
Publicada em 6 de abril de 2023 - 9h50
Com o objetivo de abrir um espaço de troca e reflexão sobre desenvolvimento humano e enfrentamento multidimensional da pobreza, o Instituto Tecendo Infâncias, de Itu (SP), apoia a iniciativa do Instituto Dara, do Rio de Janeiro (RJ), e juntos lançam o Hub de Conhecimento, uma plataforma online de conhecimento gratuita e inédita no Brasil. O projeto foi financiado pelo Instituto Tecendo Infâncias, de Itu (SP) e desenvolvido pelo Instituto Dara, do Rio de Janeiro (RJ), que atua no combate à pobreza há mais de 30 anos
A primeira fase do Hub já está em implementação, com o compartilhamento de conteúdos reunidos nos mais de três décadas de atuação do Instituto Dara. A partir de agora, outras organizações que trabalham com a mesma temática serão convidadas a também compartilharem conteúdo e cocriar soluções, permitindo que este espaço esteja sempre atualizado de informações, pesquisas, artigos e boas práticas.
Os dois Institutos acreditam que para o desenvolvimento integral de um ser humano é fundamental o olhar intersetorial. Desta forma podem ser acessados, na plataforma, conteúdos sobre saúde, educação, moradia, cidadania e geração de renda. Também estarão disponíveis conteúdos que fortaleçam a importância de endereçar todos estes fatores para uma transformação sustentável.
Para Adriane Menna Barreto, diretora-executiva do Instituto Tecendo Infâncias, “a produção e difusão de conhecimento contribui para levar informações de qualidade às pessoas e organizações de todo o mundo, inspirando inovação e fomentando políticas públicas”.
"Acreditamos que a transformação social de famílias vulneráveis só é possível se diferentes áreas do desenvolvimento humano forem abordadas de forma simultânea e integrada. Queremos contribuir para a ampliação dos esforços e do impacto no combate à pobreza. Por isso, incentivamos, convocamos a participação de pessoas e organizações nos esforços para termos uma sociedade mais igualitária, justa, sustentável e em alinhamento com a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável", revela Dra. Vera Cordeiro, fundadora do Dara.
O Hub pode ser acessado através do endereço: hub.dara.org.br
Sobre o Instituto Tecendo Infâncias
O Instituto Tecendo Infâncias foi fundado na cidade de Itu em janeiro de 2022 e tem o propósito de promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade. Possui quatro frentes de atuação: fortalecer as políticas públicas e ampliar o acesso aos serviços públicos focados na primeira infância; disseminar boas práticas de parentalidade em diálogo direto com as famílias; promover um ecossistema engajado pela primeira infância, envolvendo o setor privado e a sociedade como um todo; e fomentar o desenvolvimento de pesquisas e estudos relacionados à primeira infância.
Sobre o Instituto Dara
Fundado há 31 anos pela Dra. Vera Cordeiro, no Rio de Janeiro, o Instituto Dara promove a saúde e o desenvolvimento humano por meio da implementação e da disseminação de uma abordagem integrada de combate à pobreza, o Plano de Ação Familiar (PAF), que oferece assistência multidimensional a famílias em situação de vulnerabilidade encaminhadas por organizações parceiras. Com apoio de uma rede formada por mais de 1.600 voluntários e de uma equipe multidisciplinar, o Instituto atua, por meio do PAF, em cinco áreas: Saúde, Educação, Moradia, Renda e Cidadania. Presente em cinco continentes com sua metodologia, o Instituto Dara foi eleito, em 2022, pela organização suíça thedotgood, a melhor ONG do Brasil e, pelo décimo ano consecutivo, uma das 20 melhores do mundo.
Nova diretora executiva
O Instituto Tecendo Infâncias anunciou mudança na diretoria executiva. A partir do dia 15 de março, Adriane Menna Barreto assumiu todos os relacionamentos e projetos em andamento da entidade. Ela passa a ocupar o cargo que antes era ocupado por Karina Tollara, que teve uma atuação de destaque e auxiliou no desenvolvimento do instituto ao longo do período em que esteve à frente da entidade, como explicam os fundadores do projeto, Maíra Gazzola e Adriano Schincariol. "Em um ano de atuação, pudemos contribuir para o desenvolvimento de dezenas de crianças em situação de vulnerabilidade. Mas agora o instituto está traçando novos rumos e precisa de mudanças estratégicas. Agradecemos à Karina por todo o empenho e desejamos sorte no futuro", comenta Maíra.
A nova diretora executiva do instituto, Adriane Menna Barreto é formada em administração e em design. Além disso, tem MBA em gerenciamento de projetos, pós-graduação em design e especialização em tecnologia e marketing. Adriane tem experiência nos setores privado, governamental e sem fins lucrativos, principalmente nas áreas de gestão de pessoas, gestão de projetos e processos, e desenvolvimento de indicadores-chave de desempenho. Também foi diretora executiva do Instituto Dara, onde trabalhou por 10 anos, e é diretora Brasil da organização suíça Thedotgood.
VEJA MAIS NOTÍCIAS