Douglas Boschetti continuará à frente da Subprefeitura do Pirapitingui
DA REDAÇÃO - com informações de Comunicação da Prefeitura de Itu
FOTO: Divulgação
Publicada em 24 de março de 2023 - 15h40
O vereador licenciado e atual subprefeito da Regional do Pirapitingui, Douglas Boschetti, anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 24 de março, a sua renúncia ao cargo como vereador. Com a formalização da renúncia, que só deverá acontecer na Sessão Ordinária da próxima reunião da Câmara, o cargo na vereança seguirá ocupado pelo então primeiro suplente, o advogado Ricardo Giordani, que passa a ser o titular da cadeira. Boschetti e Giordani são do Partido Liberal - PL.
Essa é a segunda vez que o advogado Ricardo Giordani assume mandato no Legislativo após renúncia de vereador. Na legislatura passada, foi com a renúncia de Reginaldo Carlota, em 14 de agosto de 2018. Agora com a saída de Douglas Boschetti.
Durante toda a história do Poder Legislativo Ituano, aconteceram 5 casos de renúncia de mandato:
-1956/1957 – Drª Maria Lúcia Almeida de Marins Dias Caselli foi substituída por Abílio Savi
- 1995 – José Olímpio Silveira de Moraes (hoje vereador em São Paulo) renunciou e que assumiu foi a 1ª suplente pelo PMDB, Maria de Lourdes Figueiredo Sioli.
- 2004 – O vereador Celso Alves Magalhães renunciou em razão de posse como Juiz do Trabalho, e quem assumiu foi o 1º suplente pela coligação PSC-PCdoB, Eraldo Alves Araújo.
- 2018 - Reginaldo Carlota (PTB) renunciou e quem assumiu foi o primeiro suplente do partido, o advogado Ricardo Giordani
- 2023 - Douglas Boschetti (PL) renunciou e quem assume é o primeiro suplente do partido, o advogado Ricardo Giordani.
Nota Oficial
Segundo nota encaminhada pela Prefeitura de Itu, Douglas informa que, "diante de um convite da iniciativa privada, partirá para um novo projeto em sua trajetória profissional e que, diante da carga horária, necessitou reduzir seus compromissos na vida pública". A prefeitura também afirmou que Douglas seguirá cumprindo suas funções na subprefeitura do Pirapitingui normalmente.
A notícia da renúncia, segundo a nota, foi dada por Douglas pessoalmente ao prefeito Guilherme Gazzola, na manhã desta sexta-feira, em reunião no Gabinete. “Todo o trabalho do Douglas, desde a sua atuação como secretário de Esportes em nossa primeira gestão, passando pelos dias de Câmara e, mais recente, no seu desempenho na Subprefeitura do Pirapitingui, proporcionou esse convite para novos horizontes. Desejo toda sorte e tenho certeza que ele continuará sendo um aliado, com os olhos voltados para Itu”, declara o prefeito.
Na ocasião, Douglas explicou como fez a sua escolha: “Nesta fase de transição, priorizarei a minha atuação como homem público na região mais populosa da cidade, seguindo atuante na função de subprefeito do Pirapitingui. Deixo o Legislativo em boas mãos e saio com a certeza do dever cumprido nesta casa de leis”.
Tudo formalizado
Douglas protocolou o ofício de renúncia na Câmara de Vereadores de Itu nesta sexta-feira (24/03), às 9h06. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, "o documento torna-se público a partir da publicação do expediente da 8ª Sessão Ordinária, às 16 horas da próxima segunda-feira (27/03)".
A Câmara também informou que "como o suplente já está em exercício, não existe nenhum rito regimental, mas formalmente considera-se a renúncia a partir da leitura do ofício em Sessão, conforme consta no Art. 97 do Regimento Interno: “ART. 97. A renúncia de Vereador far-se-á por ofício, dirigido à Câmara, reputando-se aberta a vaga, independentemente de votação, desde que seja lido em sessão pública e conste da ata”.
Carreira
Empossado Vereador em janeiro de 2021, Douglas Boschetti, em 6 de julho de 2021, assumiu a Subprefeitura Regional do Pirapitingui. Sua cadeira foi ocupada pelo 2º suplente, Dito Roque, que ocupou a vaga após Ricardo Giordani ter declinado a vaga em razão de outros compromissos profissionais.
Em outubro de 2022, Ricardo Giordani reivindicou a cadeira na condição de 1º Suplente. Frente ao pedido, foi realizado um rito diferenciado. A Câmara entrou em contato com Douglas, que informou não desejar voltar ao Legislativo no momento e, desta forma, Giordani foi conduzido ao cargo. Agora, com o pedido de renúncia de Douglas formalizado, o vereador Ricardo Giordani, até então primeiro suplente, assume a cadeira de vereador em definitivo, gozando de todas as prerrogativas de membro do Poder Legislativo.
O vereador Ricardo Giordani assumirá definitivamente a cadeira deixada por Douglas Boschetti
VEJA MAIS NOTÍCIAS