Serão restauradas 12 telas, que foram expostas no dia da inauguração do Museu Republicano de Itu
DA REDAÇÃO - com informações de Assessoria de Imprensa
FOTO: Divulgação
Publicada em 6 de março de 2023 - 23h00
Uma das iniciativas em comemoração ao centenário do Museu Republicano de Itu, que será celebrado em abril, é o trabalho de restauro das doze primeiras telas dos Convencionais, que integraram a exposição de abertura da instituição no ano de 1923. O trabalho é coordenado pela conservadora e restauradora do Museu Paulista, Yara Ligia Moreira Petrella.
Ela explica que as telas estão passando por um processo de higienização, nivelação e reforço de bordas, entre outros reparos necessários. “Das telas que estão sendo restauradas, entre os Convencionais retratados estão o Dr. Gabriel de Toledo Piza e Almeida e José de Vasconcellos de Almeida Prado”, adianta a conservadora e restauradora do Museu Paulista.
Do encontro de 1873, o Museu Republicano guarda o Livro de Ata da Convenção e, de seus participantes, uma coleção de pinturas encomendadas pelo diretor do Museu, Afonso Taunay. Baseadas em fotos cedidas por familiares dos convencionais, algumas delas foram produzidas por artistas como Oscar Pereira da Silva, Tarsila do Amaral e Henrique Manzo.
Mas, segundo a supervisora do Museu Republicano, a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, nem todas as famílias tinham ou enviaram as imagens. “Por isso a coleção é formada por 116 quadros, que são expostos no Museu em revezamento”, explica a supervisora.
Outras iniciativas
Além do restauro das telas, para celebrar os 100 anos de história da instituição, haverá ainda realização de novas exposições, digitalização de fotografias e documentos textuais do acervo, apresentações do Coral da Universidade de São Paulo (Coralusp), participação da instituição no evento nacional Semana do Museu, entre outras atividades.
História do Museu Republicano
O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
VEJA MAIS NOTÍCIAS