Após a inauguração, que contou com a presença de autoridades, ocorreu plantio de mudas nativas na Praça dos Saltenses em memória da homenageada
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu
FOTOS: Roberta Rocha - Prefeitura de Itu / Divulgação
Publicada em 17 de fevereiro de 2023 - 12h20
Uma solenidade oficial marcou, no sábado, dia 11 de fevereiro, a inauguração da Ciclovia “Chiara Lubich”, no trecho Itu/Salto. O trajeto da pista tem início na Praça Gaspar Ricardo e vai até a divisa com o município vizinho. Da cerimônia participaram o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, o secretário de Turismo de Salto, Vanderley Rigolim, representando o Chefe do Executivo Saltense, Laerte Sonsin, vereadores e secretários municipais de Itu e também o ex-prefeito Sérgio Prévide, representante do Movimento Focolares na cidade.
O Movimento dos Focolares é uma organização sem fins lucrativos criada por Chiara Lubich em 1943, com o objetivo de promover a unidade mundial de todas as pessoas, independentemente de sua fé, raça ou cultura. O Movimento dos Focolares usa a dimensão carismática da Igreja Católica como meio para promover a fraternidade entre as pessoas e promover a paz e o amor. Os membros do Movimento dos Focolares procuram viver o ideal de unidade com base na fé, na oração comunitária, no serviço aos outros, na união entre os povos e na promoção da paz e da justiça. O Movimento dos Focolares tem presença em mais de 180 países em todo o mundo, sendo um dos principais movimentos dos católicos. Chiara Lubich nasceu em 1922 na Itália, tornou-se religiosa aos 21 anos de idade, e faleceu em 2008, deixando um grande legado de trabalho e amor.
Da esquerda para a direita: Vanderley Rigolim, prefeito Guilherme Gazzola, vereadora Célia Rocha, ex-prefeito Sérgio Prévide e secretário de Obras Eduardo Alves, na solenidade de inauguração da ciclovia
Falando como representante dos Focolares em Itu, o ex-prefeito Prévide agradeceu a homenagem e relembrou a importância de Chiara Lubich. Na oportunidade, Prévidi presenteou o prefeito Guilherme e a vereadora Celia Rocha, autora da lei que denominou a ciclovia, com um livro sobre a trajetória da homenageada.
Secretário Municipal de Obras, Engº. Eduardo Alves e o prefeito de Itu Guilherme Gazzola
VEJA MAIS NOTÍCIAS