A força da água causou rompimento na Represa do Itaim, que abastece vários bairros
DA REDAÇÃO - com informações de Assessoria de Imprensa da CIS e Prefeitura de Itu
FOTOS: Reprodução das Redes Sociais
Publicada em 13 de janeiro de 2023 - 21h20
Uma chuva forte, que durou aproximadamente duas horas, causou estragos em diversos pontos de Itu. Foi na noite de domingo, das 8 até 10 da noite. A força da água rompeu a Represa do Itaim, a Adutora do Sistema Pirajibu, levou uma ponte da estrada rural que liga o Bairro Santa Inês ao Jacuhu e alagou pontos da cidade, residências e até o Estádio Novelli Júnior, onde aconteceria a partida entre Ituano e São Bernardo. O jogo foi cancelado devido ao gramado totalmente encharcado e inundação dos vestiários e a Federação Paulista de Futebol marcou uma nova data para a realização do jogo desta rodada: dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas.
Como resultado dos estragos na represa e na adutora, vários bairros de Itu amanheceram sem água na segunda-feira. Com relação ao rompimento da Represa do Itaim, a CIS - Companhia Ituana de Saneamento, informou que "a causa da ruptura ainda é avaliada, contudo, ninguém ficou ferido e não há registros de alagamentos". A concessionária de água informou ainda que, pela manhã, os bairros afetados eram Nossa Sra. da Candelária, Pres. Médice, Res. Mayard, Portal da Vila Rica, Vila Esperança, Jd. Santa Tereza, Jd. Convenção, Jd. Alberto Gomes, Parque do Varvito, Jd. Porto Seguro, Nossa Sra. Aparecida, Vila Fragnani, Vila Ianni, Vila Mariah, Potiguara, Chácaras Reunidas, Ipês, Jd. Oliveira, Bom Viver, Santa Inês, Chácaras Florida, Vila Real R1, Uderico Ferrari e Itaim Guaçu. Todos tiveram o abastecimento interrompido. Mas, por volta das 16 horas, em comunicado oficial, a CIS informou que "o trabalho rápido e eficiente de nossa equipe possibilitou a liberação do abastecimento de água, de forma gradativa e segura, em todos os bairros atingidos pelas fatalidades. A previsão é que o abastecimento seja normalizado em toda a cidade a partir das 22:00 horas", concluiu a nota da concessionária.
Da manhã até à tarde, funcionários da CIS trabalharam no reparo da adutora do Sistema Pirajibu
Motoboy arrastado pela enxurrada
Conforme informou a Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Comunicação, "choveu mais de 70 mm em Itu. Nas últimas 72 horas, o volume acumulado de chuva foi de 103 mm. A Defesa Civil registrou quatro pontos de alagamento isolados. A ocorrência de destaque foi no São Camilo, na qual um motoboy foi arrastado pela enxurrada, mas foi socorrido por outro munícipe e está bem. O caso foi atendido, posteriormente, pelos Bombeiros. Apesar dos transtornos e alguns danos materiais, não houve vítimas e nem desabrigados em Itu".
Na zona rural, uma ponte da estrada que liga o Bairro Santa Inês ao Bairro do Jacuhú foi levada pelas águas e o trecho ficou impedido, sem condições de tráfego.
Ponte da estrada que liga os bairros do Potiguara e Santa Inês ao Bairro do Jacuhú
Na área urbana, que também recebeu chuva volumosa, vários pontos tiveram alagamentos, como a avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes, mas não houve interrupção no trânsito de veículos. No Estádio Novelli Júnior, onde estava marcada a partida entre Ituano X São Bernardo, válido pelo Campeonato Paulista uma forte chuva, que começou por volta de 19h50, impediu a realização da partida.
Segundo o comerciário Adilson Mendes, que estava no estádio para assistir a partida, "os times entraram em campo, fizeram o aquecimento, mas voltaram para o vestiário e não retornaram para o campo".
O Raphael Klaus avisou que iria avaliar as 21 horas as condições do gramado, e se houvesse condições o jogo que estava marcado para as 20h30 iria começar as 21h30. Mas a chuva não parou e o jogo foi definitivamente cancelado. Naquele momento o gramado estava coberto por poças d'água em vários locais e os vestiários estavam alagados.
Nesta segunda-feira, a Federação Paulista de Futebol confirmou a realização do confronto entre Ituano X São Bernardo no dia 22, quarta-feira de cinzas, em horário a ser divulgado.
O Estádio Novelli Júnior ficou alagado por fora e por dentro
VEJA MAIS NOTÍCIAS