Da esquerda para a direita: prefeito de Itu, Guilherme Gazzola entrega a medalha a Primo Menabó e o presidente da SACI, Getúlio Elias Schanoski entrega a honraria a João José "Tucano" da Silva
DA REDAÇÃO -
FOTOS: Regina Lonardi - Ituanos / Juca Ferreira - Prefeitura de Itu / reproduções do Facebook
Publicada em 12 de fevereiro de 2022 - 02h39
Dentro das comemorações de aniversário dos 314 anos de Itu, foi realizada no dia 1º de fevereiro, a cerimônia de Condecoração da Medalha Domingos Fernandes, tradicionalmente concedida a personalidades ilustres por ocasião das festividades. Nos 413 anos de fundação, os agraciados foram o despachante ituano Primo Menabó e o jornalista e editor responsável da Revista Campo&Cidade, João José “Tucano” da Silva.
A condecoração da Medalha Domingos Fernandes, é conferida pela Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu), Prefeitura de Itu e Câmara Municipal e instituída por uma Lei Municipal de junho de 2009 para homenagear brasileiros ou estrangeiros que tenham prestados relevantes serviços ao município de Itu. A primeira edição desta honraria aconteceu nas comemorações dos 400 anos da cidade.
Na solenidade, estiveram presentes o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, o presidente da Saci Getúlio Elias Schanoski, diretor do Dadetur, Antônio Vaz Serralha, representando o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, o presidente do Poder Legislativo, Normino José de Oliveira (Normino da Rádio), vereadores, autoridades municipais, familiares e amigos dos homenageados.
Indicações dos homenageados
A indicação do jornalista João José "Tucano" da Silva, se deu pelo reconhecimento do trabalho que ele realiza à frente de sua Revista Campo&Cidade, que este ano completa 25 anos de circulação, com 140 edições já lançadas. Com uma linha editorial temática, que resgata e valoriza a história da cidade e de pessoas em várias áreas, a publicação disponibiliza também, a cada edição, imagens raras ou até inéditas; entrevistas com pessoas que viveram em gerações diferentes, sempre reportando os fatos de forma fiel, proporcionando, muitas vezes, esclarecer, corrigir e até reescrever versões recentes e mais precisas, através de dedicada investigação, nos pormenores, dos detalhes, dados, informações, conceitos e circunstâncias até então desconhecidos, o que também significa reescrever a história. Esse trabalho, aliás, foi reconhecido pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, que homenageou o jornalista no ano passado. A Revista Campo&Cidade goza de enorme credibilidade junto a órgãos de pesquisa histórica, como a Universidade de São Paulo (USP) e é fonte de consulta para teses de doutorado, mestrado e até por escritores, como fonte de inspiração para escritores de importantes livros lançados no mercado editorial brasileiro.
A indicação do despachante Primo Menabó se dá por reconhecimento de uma história de vida profissional e pessoal exemplar. Nascido em Itu, hoje com 93 anos, Primo Menabó tem uma folha admirável de serviços prestados à comunidade ituana. Começou a trabalhar aos 13 anos de idade, foi contador (guarda-livros, na época), depois passou a trabalhar no Cartório de Registros de Pessoas Físicas, trabalhou por um período como ajudante de barbeiro e em maio de 1945, ao término da Segunda Guerra Mundial, iniciou a carreira de despachante, tornando-se um dos pioneiros do setor na cidade e muito conhecido e respeitado pelo exemplo de uma carreira de atuação profissional irretocável. Em 1950 conseguiu sua primeira habilitação como despachante policial emitido pela Escola de Polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e assim seguiu sua profissão por 72 anos, até 2017, quando decidiu se dedicar exclusivamente a trabalhos voluntários para associações e entidades assistenciais, em prol da comunidade. É membro do Rotary Clube Convenção há mais de 60 anos, é um dos fundadores da SACI. Membro da Comissão Especial Padre Bento, faz parte também da Corporação Musical União dos Artistas, onde foi homenageado quando completou 90 anos de idade. Sempre trabalhou com muita dedicação e responsabilidade, sendo reconhecido por todos pela sua honestidade e simplicidade.
Tucano fez um discurso emocionado, onde a palavra de ordem foi "Gratidão"
Foi com o tom da mesma dedicação e amor por Itu, estampado em todas as edições da Revista Campo&Cidade, que Tucano, nascido em Marília/SP, mas radicado em Itu desde os 5 anos de idade, levou o seu discurso, carregado de emoção.
"A palavra de ordem, neste momento, é gratidão. Neste ano que a Revista Campo&Cidade completa 25 anos, estamos aqui, no mesmo local onde, há 413 anos, Domingos Fernandes e seu genro, Cristóvão Diniz, deram início ao povoado. E eu tenho, de coração, imenso orgulho em receber esta medalha", afirmou o jornalista.
Tucano ofereceu a medalha recebida à esposa Elaine, às filhas Carolina, médica, e Júlia, advogada, aos irmãos, sobrinhos e parentes, alguns entre os presentes, e aos seus pais, Maria José e José do Carmo da Silva, já falecidos.
O jornalista afirmou que "esta medalha tem um significado muito especial não só para mim, mas também para todos que integram a equipe da Revista Campo&Cidade: é o reconhecimento desses 25 anos contínuos de dedicação e amor à preservação da história desta cidade. São 140 edições até hoje publicadas", relatou, antes de citar o nome de todos os profissionais da equipe, que para ele, "dignificam a imprensa ituana".
Também foram citados no discurso de Tucano os escritores ilustres do passado, como Francisco Nardy Filho e o jornalista de Ednan Mariano Leme da Costa, cujos textos já foram reproduzidos pela publicação; de fotógrafos de gerações passadas, os patrocinadores que acreditam no potencial publicitário da revista e foi às lágrimas quando citou as pessoas comuns que encontra no dia-a-dia, pela cidade, e que sugerem pautas, indicam fontes, entrevistados e até os que fazem críticas construtivas.
Ao encerrar, Tucano também dedicou a Medalha Domingos Fernandes aos leitores, aos muitos colecionadores da publicação e falou da enorme alegria que sente ao ver a Campo&Cidade exercer também um papel educativo, já que é muito consultada como fonte de pesquisa por alunos desde o Ensino Fundamental até o Curso Superior, o que, para ele, "não há dinheiro que pague esse orgulho, no bom sentido", finalizou.
Em seu discurso, o despachante Primo Menabó afirmou que jamais sairia de Itu para viver em outro lugar
Em seu discurso, o homenageado Primo Menabó leu alguns itens do Estatuto da Saci, entidade fundada com sua participação em 1961, onde destacou os objetivos nobres da entidade, os quais são "trabalhar pelo progresso e desenvolvimento da cidade, atuando com os Poderes Públicos, e apresentar soluções para os problemas da comunidade; promover as iniciativas de caráter cultural, social e educacional e, acima de tudo, preservar as datas importantes do Município de Itu para manter viva a tradição histórica da cidade".
Primo Menabó contou ainda momentos importantes de sua vida. Por duas vezes teve a oportunidade de trabalhar fora de Itu, uma vez em Sorocaba e outra em Jundiaí, quando foi aprovado em um concurso público. "Desisti dos dois e não me arrependo. Muito pelo contrário, digo, até orgulhoso de não sair dessa maravilhosa cidade. Aqui eu nasci e vou morrer aqui", afirmou.
Ele ainda contou que em Itu fez inúmeros amigos entre seus clientes e companheiros de trabalho social, onde foi muito bem acolhido por todas as entidades onde colaborou. Agradeceu ao presidente da SACI, Getúlio Elias Schanosky, pela indicação para ser agraciado com a Medalha e também ao prefeito Guilherme Gazzola, por receber o ofício indicando o seu nome e por avalizar a decisão da homenagem.
Ao final, Primo citou sua esposa Maria de Lourdes, já falecida, com quem constituiu uma família, "composta pelos 3 filhos e 5 netos, que são o meu orgulho".
Primo agradeceu também o grande número de amigos que conquistou no decorrer da sua vida. "Nunca imaginei sair de Itu, que é a cidade que eu amo", concluiu o homenageado.
A solenidade foi registrada em vídeo pela Staff News TV, com imagens e edição do repórter cinematográfico José Fernando de Souza e os melhores momentos da cerimônia estão disponíveis no canal do Facebook. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
Veja também abaixo, fotos de momentos do evento. Toque na imagem para ampliar e clique nas setas ou arraste para os lados para alternar a foto. Clique na foto ampliada para ocultar os controles
VEJA MAIS NOTÍCIAS