Obra substituiu indenização pela morte de Rafael Bragagnolo Takejima
DA REDAÇÃO - com informações do G1
FOTOS: Arcilio Neto - reprodução G1 e Normino da Rádio
Publicada em 14 de janeiro de 2023 - 23h00
Itu ganhou neste sábado, 14 de janeiro, a sua primeira quadra de tênis para uso público. A obra foi doada à cidade pela família do juiz ituano Rafael Bragagnolo Takejima, que em julho de 2021 morreu eletrocultado dentro uma das unidades do Play Tennis de São Paulo - clube particular de tênis, onde jogadores pagam para treinar nas quadras. Rafael, que trabalhava no Fórum de Diadema, levou um choque fatal ao encostar num fio desencapado quando foi pegar uma bola durante a partida e morreu em consequência do acidente. Uma morte trágica, inimaginável. Ele deixou os pais, Mário e Glória Bragagnolo Takejima, a esposa Renata Gregório Paulos Takejima, médica e uma filha de pouco mais de um ano de idade. A empresa Play Tennis, responsabilizada pelo acidente, teria que pagar uma indenização pela morte do juiz, mas a opção da família foi pedir, como indenização a construção de uma quadra pública, que pudesse atender à população, um fato que, seria a vontade de Rafael, que era um apaixonado pelos esportes.
A quadra foi construída no Centro de Lazer 1º de Maio, no bairro Alberto Gomes, e estará aberta para quem desejar praticar o esporte. Da inauguração participaram familiares de Rafael Bragagnolo Takejima e autoridades municipais, prefeito Guilherme Gazzola e o vereador Normino José de Oliveira (Normino da Rádio), presidente do Poder Legislativo Ituano. Em clima de emoção e muita saudade, uma placa em homenagem ao ex-juiz foi colocada na quadra, que demonstrou bem o espírito da solenidade.
Foi um lindo desfecho para uma tragédia triste, inimaginável e que teve como consequência uma perda irreparável.
Placa em homenagem ao Rafael Bragagnolo Takejima: memória perpetuada e nome lembrado com alegria
Segundo os doadores, a primeira quadra de uso público de Itu tem como objetivo principal incentivar a prática de esportes por jovens de qualquer lugar da cidade em um ambiente público e acessível. Segundo dona Glória Bragagnolo Takejima, mãe do homenageado, um dos objetivos de vida do filho era deixar como legado a criação de espaços públicos para incentivar a prática esportiva entre crianças carentes. Corintiano, o juiz ituano era apaixonado por esportes e, além de praticar tênis, havia jogado futebol de várzea no passado.
Muito querido por todos, o jovem juiz nascido em Itu se formou na Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Ingressou na magistratura atuando como estreante em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Trabalhou também em Itapeva, Itapetininga e Presidente Epitácio. Quando faleceu, Rafael Bragagnolo Takejima atuava como juiz na 4ª Vara Cível do Forum de Diadema, na grande São Paulo e residia na Capital paulista.
Familiares do homenageado, entre as autoridades municipais dos poderes Legislativo e Executivo
VEJA MAIS NOTÍCIAS