Foram ouvidos inúmeros disparos, dois marginais foram alvejados e a avenida ficou interditada para carros e pessoas
DA REDAÇÃO - Paulo Schwarz / Ituanos
FOTOS: Regina Lonardi
Publicada em 27 de dezembro de 2022 - 23h21
Atualizada em 28 de dezembro de 2022 - 11h30
Um intenso tiroteio ocorreu na noite de terça-feira, às 20h25, na avenida Dr. Francisco Ernesto Fávero, a principal via do Jardim Rancho Grande. O confronto foi protagonizado por marginais, vindos da rodovia Waldomiro Correa de Camargo, que atiraram em Policiais Militares, que estavam em patrulhamento para abordar dois veículos suspeitos, (uma Ford Ranger branca e um Chevrolet Ônix) que já eram aguardados na entrada da cidade. Na manhã desta quarta-feira, 28, a Polícia Militar de Itu, através do setor de Comunicação Social do 50º BPM/I, informou oficialmente que o episódio teve como desfecho a prisão de uma quadrilha de assaltantes formada por 7 integrantes, entre eles, três mulheres. Todos foram presos. Ainda segundo a nota oficial da PM, os assaltantes chegaram a Itu vindos de Araçariguama, região de São Roque. Lá, os criminosos roubaram uma residência, levaram joias, celulares, dinheiro e dois carros da família: a Ranger e o Ônix. A Polícia Militar informou que "o Ford Ranger foi visto pela rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo e fugiu das viaturas, sendo que seus ocupantes atiraram diversas vezes contra os policiais durante o acompanhamento. Após colidir em alguns veículos, os criminosos foram abordados e presos na Av. Ernesto Fávero". Dois assaltantes foram atingidos por tiros.
Informações de pessoas que estavam em um treiler de lanches na hora do fato, os criminosos foram abordados na frente do Unidade de Saúde (UBS-5), onde aconteceu intenso tiroteio. Criminosos efetuaram disparos contra os policiais militares da Rocam, inclusive batendo em uma das motos. Eles também colidiram com um Chevrolet Ônix, de um morador de Itu, que fazia refeição em um box de lanches, e também atingiram o carro do comerciante conhecido como "Ceará", dono do treiler. Os dois bandidos alvejados foram socorridos na Santa Casa. Outros dois integrantes da quadrilha, que estavam no Ônix, foram presos na Estrada do Pau D'alho. O terceiro grupo da quadrilha, três mulheres, foram presas em um veículo Idea. Todos os veículos e objetos apreendidos (armas de fogo, celulares, dinheiro, bolsa, perfume, cartões de banco e rádios comunicadores) foram encaminhados a Delegacia de Itu, onde os criminosos permanecem presos a disposição da Justiça.
Até o momento não foi registrada nenhuma morte na ocorrência, segundo a PM.
A foto mostra o momento que o criminoso está no chão, ao lado da Ford Ranger branca, veículo utilizado pelos bandidos
O tiroteio causou pânico em vários moradores das imediações. Todos fecharam suas casas e vizinhos trocaram mensagens pelo WhatsApp, buscando saber o que estava acontecendo. Depois que não se ouviu mais estampidos dos tiros, o local ficou cheio de curiosos e a PM interditou uma grande área no entorno de onde aconteceu o tiroteio. Dez viaturas e policiais com armas potentes cercaram o local onde estavam os criminosos feridos, deitados no chão, aguardando a chegada das ambulâncias.
Segundo uma testemunha que trabalha bem próximo ao local, é comum parar comandos na avenida durante à noite, na primeira quadra após a rotatória da avenida Tiradentes. Ele disse que estranhou o comando ter se instalado na quadra seguinte, em frente à UBS-5, mas não percebeu que os policiais aguardavam carros suspeitos. Ainda segundo a testemunha, quando ouviu o primeiro tiro, ele percebeu que "a coisa era séria" e se deitou no chão.
Segundo o rapaz, de 29 anos, "foi muito assustador" e ele ficou com muito medo.
O Ituanos transmitiu toda a movimentação ao vivo pelo Facebook.
Carro de morador de Itu, cliente da lanchonete, ainda na manhã de hoje estava no local. Treiler foi atingido por munição de grosso calibre, que entrou, atravessou e saiu do outro lado das paredes de chapa metálica
Com as mulheres, também presas, foram encontrados os ítens roubados da residência de Araçariguama
VEJA MAIS NOTÍCIAS