Passageira Nº 15000, Aline Marques de Souza e o marido, ficaram surpresos com a notícia
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa do Trem Republicano
FOTO e VIDEO: Divulgação - Trem Republicano / Regina Lonardi e Paulo Schwarz - Ituanos
Publicada em 1º de maio de 2022 - 20h42
O fim de semana começou com festa na estação ferroviária de Itu. Pouco antes da primeira viagem de sábado, às 8h45 da manhã, os passageiros que esperavam na plataforma de embarque foram surpreendidos por uma comemoração super animada da equipe do Trem Republicano. O dia do ferroviário, comemorado em 30 de abril, foi marcado pela emissão do bilhete de número 15 mil.
O anúncio foi feito pelo chefe de trem Ademilson Marques de Araújo, com direito a um apito extra da locomotiva, brindes e uma cortesia de almoço no restaurante Stazione, para a passageira Aline Marques de Souza.
“Eu e meu marido ficamos muito surpresos, porque eu fiz a compra e nem imaginava que seria a passageira número 15 mil. Eu sempre quis fazer esse passeio, até porque já conhecemos o trem de Morretes e gostamos bastante. Hoje, tivemos a oportunidade de vir e eu fiquei muito feliz com essa recepção e com os presentes”, disse a administradora que saiu de Sorocaba para fazer o passeio de Itu a Salto.
A Serra Verde Express, atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, deu início a operação do Trem Republicano em dezembro de 2020. A composição conta com quatro vagões e capacidade para transportar até 200 passageiros. São três carros, inclusive um pet friendly, onde os passageiros podem ir acompanhados dos seus cães. Além disso, um carro de eventos, com espaço amplo, mesas do tipo bistrô e suportes para bicicletas.
O trajeto é de 7,6 quilômetros e conta com apresentações artísticas de música e teatro, além de uma explicação sobre a importância histórica da região na Proclamação da República no Brasil.
O passeio de Itu a Salto tem belas paisagens e vem atraindo milhares de turistas
A pandemia atrapalhou o planejamento inicial. Em 2020, das 550 viagens programadas, apenas 65 foram realizadas. Mas desde o ano passado, a procura pela atração turística tem sido crescente. De janeiro a dezembro de 2021 foram 88 viagens e nos quatro primeiros meses deste ano, já são 164 viagens.
Em abril, os horários e dias disponíveis para o passeio foram ampliados. Grupos fechados podem curtir a atração a partir de quarta-feira. Bilhetes individuais são emitidos para viagens de sexta a domingo. Com saídas de Itu às 9h e às 14 e de Salto, às 11h e às 16h.
“Nós notamos o crescimento mês a mês e acreditamos que o ano de 2022 será muito bom. Não só para nós, do Trem Republicano, mas para o setor de turismo das duas cidades envolvidas diretamente nesse projeto, aumentando a ocupação em hotéis e a passagem dos visitantes nos pontos turísticos das cidades. Inclusive, nós sabemos que a maioria dos turistas que procuram a atração é da capital paulista, mas também já percebemos um aumento no interesse de moradores do entorno”, destaca Joel Cardoso, gerente administrativo do Trem Republicano.
Joel Cardoso, gerente do Trem Republicano, apostando em crescimento forte em 2022
Serra Verde Express completa 25 anos
Em maio, a Serra Verde Express comemora 25 anos de operação do trem turístico da Serra do Mar Paranaense e chega à marca de 4 milhões de passageiros. Durante esses anos, a empresa vem levando o Brasil a figurar entre os grandes destinos turísticos do mundo. O reconhecimento se dá não apenas entre os visitantes, mas também pelo trade turístico, mídia e também academia.
Os jornais The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, e The Guardian, da Inglaterra, além da revista europeia Objectif Rail, elegeram o passeio do Paraná como um dos mais bonitos do mundo.
A maior feira de turismo do mundo, a WTM London, premiou a empresa, em 2016, com o World Travel Leader Awards, pela contribuição com o desenvolvimento da economia, sustentabilidade e empreendedorismo por meio do turismo.
Já no meio acadêmico deu-se a comprovação da importância do trabalho desenvolvido pela Serra Verde Express a partir de pesquisa realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) que qualificou o trem como o mais representativo produto turístico do Estado. Na UPIS – União Pioneira da Integração Social, instituição de ensino superior em Brasília que, com corpo discente, docente e internet, classificou como um dos melhores produtos turísticos do Brasil.
“Estas são referências que muito nos orgulham e nos motivam a continuar trabalhando e acreditando no turismo ferroviário nacional” comenta Adonai Aires de Arruda Filho, diretor da Serra Verde Express.
O diretor Adonai Aires de Arruda Filho e seu pai, presidente do grupo, celebram os 25 anos da Serra Verde Express, empresa que tem reconhecimento internacional
Responsabilidade Social
Em paralelo aos resultados positivos no que diz respeito a aspectos econômicos, a Serra Verde Express comemora também as conquistas sociais: entre crianças e idosos, mais de 30 mil pessoas de diferentes organizações não governamentais já foram beneficiadas com ações como o Trem de Natal, o Trem das Crianças e o Trem da Terceira Idade.
Também vale destacar o programa “Despertar da Liderança Através da Cultura”, que oferece oportunidade a vários municípios atenderem suas crianças em idade escolar do ensino fundamental.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: