Representantes do Instituto Tecendo Infâncias entregam publicação do Plano Municipal pela Primeira Infância
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itu
FOTOS: Flávia Frossard / Prefeitura Itu
Publicada em 26 de dezembro de 2022 - 22h10
O Plano Municipal pela Primeira Infância de Itu (PMPI-Itu) foi lançado oficialmente durante evento que comemorou um ano de existência do Instituto Tecendo Infâncias, responsável pela consultoria técnica da publicação. O Plano Municipal, cuja publicação contextualiza ações previstas na Lei Municipal n.º 2.450, de 03 novembro de 2022, possui um horizonte temporal de 10 anos e prevê ações do poder público para assegurar o desenvolvimento integral das crianças nessa faixa etária.
A estrutura do PMPI-Itu é composta por cinco eixos estratégicos que compreendem:
— Eixo I – Intersetorialidade
— Eixo II – Educação
— Eixo – Saúde
— Eixo IV – Promoção Social
— Eixo V – A Criança e o Espaço
No total, 31 metas e 149 estratégias foram elaboradas para o cumprimento das prerrogativas do Plano, que deverá ser implementado e monitorado por Comitê Gestor Intersetorial e avaliado com a participação de representantes de órgãos envolvidos na promoção dos direitos da criança no município de Itu, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores e entidades privadas, sem fins lucrativos, com atuação comprovada na primeira infância.
Durante a entrega da publicação, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, ressaltou a importância do tema e agradeceu à equipe do Instituto pelo apoio proporcionado para coordenação e organização deste projeto. “O trabalho do Instituto foi fundamental para unir as secretarias municipais e dedicar olhar especial às crianças na primeira infância de Itu. Proporcionar acesso à cidade para os pequenos é motivar a construção de um futuro melhor”, destacou Gazzola. O lançamento deste diagnóstico, que também serve de linha de base para o monitoramento e a avaliação dos resultados da implementação do PMPI-Itu, destaca o resultado do processo de escuta das crianças, que trouxe um olhar especial e muito pertinente para essa fotografia da primeira infância em Itu.
A diretora-executiva do Instituto Tecendo Infâncias, Karina Tollarad’Alkimin, se emocionou com a conclusão do projeto e destacou que ele dará início à uma jornada de grandes conquistas para as crianças da cidade. “Este estudo situacional é o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos na cidade e serve de ferramenta para conhecer as principais necessidades e desafios da Primeira Infância em Itu. Agradeço a todas as pessoas envolvidas e espero que a sociedade abrace esta tão importante causa”, concluiu.
O Plano Municipal pela Primeira Infância de Itu pode ser acessado pela internet: Clique aqui para ler
Diversas secretarias municipais e representantes da sociedade civil compõem grupo que auxiliou na formulação do PMPI-Itu
Sobre o Instituto Tecendo Infâncias
O Instituto Tecendo Infâncias é uma organização de filantropia familiar fundada na cidade de Itu, que tem como missão promover as condições para que crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade, tenham seus direitos garantidos e possam se desenvolver plenamente.
O Instituto atua por meio de parcerias com o setor público e privado, que visam o fortalecimento de políticas públicas, a promoção de boas práticas de parentalidade, o estabelecimento de um ecossistema engajado pela primeira infância e o desenvolvimento de pesquisas e estudos que produzam dados e evidências sobre o desenvolvimento nos primeiros anos de vida.
VEJA MAIS NOTÍCIAS