Dorival atuou como sindicalista por mais de 30 anos e foi presidente do sindicato por 2 mandatos
DA REDAÇÃO
FOTO: Redes Sociais
Publicada em 30 de abril de 2022 - 18h50
O sindicalismo em Itu decretou luto neste sábado, com o falecimento de Dorival Nascimento, um dos mais antigos dirigentes sindiais da cidade. Metalúrgico atuante há mais de 30 anos na vida sindical, ele dedicou boa parte da sua vida na luta pelos trabalhadores de sua categoria. Com a saúde frágil nos últimos anos, Dorival faleceu em consequência de complicações do diabetes. Foi velado e sepultado em Itu no final da tarde, em clima de muita consternação.
Nascimento ocupou diversos cargos no Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e região, dentre eles, foi secretário de organização e política sindical, secretário geral e nos últimos 8 anos foi o presidente da entidade por dois mandatos. No dia 1º de abril, ao término do segundo mandato passou o cargo para Manoel Neres, o novo presidente, e tomou posse como diretor administrativo do sindicato. Na foto oficial da diretoria, Dorival parecia estar bem. Por isso o falecimento do sindicalista pegou muitos amigos de surpresa.
Foto da posse da diretoria do Sindicato para o mandato 2022 - 2026, no dia 1º de abril
Dorival Nascimento era muito conhecido na cidade, principalmente no esporte. Com seu irmão, Ling, dirigiu durante anos o "Canarinho", time que ficou várias vezes campeão do futebol amador.
Um guerreiro na vida
Mesmo com a saúde abalada e com a mobilidade comprometida, Dorival se mostrava um exemplo como ser humano que não se deixava vencer pelas dificuldades da vida. Segundo o jornalista Tadeu Italiani, que durante 11 anos esteve ao lado do sindicalista como assessor de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos, "mesmo na cadeira de rodas, ele amanhecia na porta de fábrica para levar informações aos metalúrgicos ou fazer mobilizações junto aos trabalhadores. Era impressionante a vontade de viver que ele tinha. Era exemplo".
O Sindicato dos Metalúrgicos de Salto também externou sentimentos pela morte de Dorival Nascimento. Em nota oficial, Sandro Garcia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica (STIM Salto) afirmou, nas redes sociais, que "a perda do amigo e parceiro Dorival é dolorida e sentida. Uma perda irreparável para a família, sociedade e para a luta dos trabalhadores. Amigo de longa data de nosso Sindicato, Dorival sempre foi exemplo de luta e superação, uma referência para nossa Direção e todos que lutam em defesa da causa dos trabalhadores" disse Sandro.
Experiente e respeitado
Trabalhador oriundo da empresa Emicol, Dorival Jesus do Nascimento Júnior tinha grande influência na Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT - SP, que também lamentou a morte do sindicalista em nota oficial. Desde jovem, Dorival tinha posições claras em defesa dos metalúrgicos e nos vários artigos que escreveu para os jornais do sindicato deixava claro que era contra qualquer tipo de retrocesso, "nos nossos direitos, ninguém mexe", dizia e afirmava que "trabalhador não pode pagar a conta da crise política".
Dorival Nascimento na militância sindical: ganhou respeito pelas posições claras
LEIA MAIS NOTÍCIAS: