A represa tem nova barragem para suportar grandes volumes de água
DA REDAÇÃO - Regina Lonardi, com informações de Assessoria de Imprensa da CIS
FOTOS: Regina Lonardi - Ituanos e Arquivo CIS
Publicada em 28 de abril de 2022 - 20h06
Em operação há 101 anos, a Represa do Braiaiá possui o primeiro reservatório de água construído para abastecer a cidade e terá sua capacidade ampliada, de 16 para 40 milhões de litros e ganhou uma nova barragem de 10 metros de altura. A área de reserva, que estava com apenas 1,20m de profundidade, agora está com 10 metros de fundura e 500 metros de comprimento. Com essa obra, Itu ganha mais tranquilidade para encarar o período de estiagem que está começando. A Represa do Braiaiá sofreu um forte rompimento no início deste ano. No dia 9 de janeiro, por causa de uma forte chuva que caiu na região do Jardim Santa Laura, o talude lateral da barragem teve um considerável rompimento. No momento do acidente, a represa estava com 80% da capacidade de água, cuja maior parte se perdeu. Imediatamente a CIS providenciou uma solução de emergência, fechando a fenda do rompimento com sacos de areia e pedra durante os últimos quatro meses e a represa ficou com apenas 20% da sua capacidade, sendo esvaziada só no último período das obras atuais, para aprofundamento do piso.
A área do reservatório agora tem 500 metros de extensão e 5 metros de altura nas bordas laterais
Na última quarta-feira, durante apresentação do novo Reservatório do Braiaiá à imprensa, Reginaldo Santos, superintendente da CIS - Companhia Ituana de Saneamento, afirmou que "a conclusão desse trabalho representa um sonho, já que nunca foi realizada uma obra desse porte antes. A gente conseguiu revitalizar a primeira represa da cidade e dessa forma, dar mais volume, mais reservação e garantir um melhor abastecimento pra cidade", concluiu.
Prefeito Guilherme Gazzola e superintendente da CIS, Reginaldo Santos, falam à imprensa
O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, disse que o rompimento "foi uma fatalidade que doeu no primeiro momento, mas o acidente acabou sendo um incentivo para a gente fazer essa obra. A imagem fala por si. Hoje vocês estão vendo um local que agora está 4 ou 5 vezes maior do que era para o volume de água que queremos colocar aqui. É o nosso jeito de governar. Nos problemas existentes - e eles sempre vão aparecer - nós temos que dar soluções mais importantes para a cidade. E está aqui. Sem dúvida nenhuma, dentro de um ano, um ano e pouco, o Parque do Braiaiá. Isso aqui vai ficar maravilhoso", confirmando a criação, no ano que vem, de um parque ecológico no local, no entorno da represa, numa área de 40 mil metros quadrados. O Parque Braiaiá será instalado em uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado.
A nova barragem ficou com 10 metros de altura. No entorno da represa será feito um parque ecológico
O vice-prefeito Luciano Ribeiro, também esteve presente e deu um depoimento emocionado sobre a reconstrução da represa. Ele se mostrou impressionado com os resultados e afirmou que a conclusão da obra "é um momento de muito orgulho para a cidade de Itu. Um governo é sério, que executa as obras necessárias como o dessa represa, que tem 101 anos. É um governo que vem realizando, investindo, atendendo as demandas necessárias, como o abastecimento de água, indispensável para a vida das pessoas. E também para o crescimento e para a economia da cidade", argumentou.
O vice-prefeito Luciano do Secom afirma que se sente orgulhoso em ver a represa reformada
Durante a visitação dos órgãos de imprensa foi dado início ao enchimento da represa. Quando já tiver o volume de água operacional, a nova Represa do Braiaiá vai bombear 110 litros de água por segundo para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rancho Grande. Antes do rompimento, esse reservatório era responsável por abastecer 11% de toda a água distribuida na cidade. Agora, com maior capacidade, esse percentual poderá aumentar. Aproximadamente 15% de toda a água tratada na ETA Rancho Grande é do Braiaiá. A ETA do Rancho Grande é responsável pelo abastecimento de 80% da água distribuida no centro da cidade.
Dezenas de jornalistas acompanharam a apresentação das obras e a entrevista coletiva concedida na ocasião. O Ituanos também esteve presente e transmitiu ao vivo 3 flashes da apresentação e uma entrevista com o prefeito Guilherme, no exato momento em que a represa começava a receber água.
O vídeo da enrevista está disponibilizado no Instagram Clique aqui para assistir
Jornalistas compareceram na apresentação da obra e acompanharam o início do enchimento da represa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: