Além do perigo para motoristas, ciclistas e pedestres, centenas de famílias estão sem energia elétrica naquela região
DA REDAÇÃO - Regina Lonardi - Ituanos
FOTOS: enviadas por moradores
Publicada em 13 de novembro de 2022 - 15h20
Na madrugada desta terça-feira, três postes de energia elétrica caíram sobre a Estrada do Pinheirinho, próximo à capela do Bom Jesus, em Itu. Os postes ficaram pendurados pelos fios impossibilitando a passagem pela via. Essa é a segunda vez, em 15 dias, que ocorre a queda de poste de energia elétrica na estrada. No dia 28 de outubro, um poste também ficou pendurado pela fiação, colocando em risco a passagem de veículos e pedestres.
O primeiro registro, em novembro, um poste de alta tensão, com um transformador, ficou pendurado pelos fios na beira da estrada
Moradores que utilizam a via para acesso à cidade informaram que tiveram que utilizar rotas alternativas por caminhos muito mais longos e demorados, já que não é possível trafegar pelo local. Eles também acionaram a CPFL, que até o fechamento desta reportagem não havia iniciado o trabalho de reposicionamento dos postes e nem restabelecido a energia. O cálculo dos moradores é que são centenas de famílias sem luz elétrica na região. No início da tarde desta terça-feira, foram apenas colocados cones sinalizadores para interditar a passagem e evitar acidentes.
Motorista de um caminhão de transporte de madeira, equipado com carregador de toras, parado sem poder seguir caminho por causa da interdição da estrada.
Ao Ituanos a CPFL informou que "o forte temporal que atingiu a cidade de Itu, nesta segunda-feira, 12, causou a queda dos postes citados e interrupção de energia para parte dos clientes em alguns pontos da cidade. As equipes foram mobilizadas e realizam o trabalho de substituição dos postes e para restabelecer a energia a todos os clientes o mais breve possível".
A concessionária destacou que messes casos é recomendável também acionar o Corpo de Bombeiros para isolar a área e/ou preste os primeiros socorros, em caso de acidente com a população. A CPFL ainda alerta para que nenhum objeto, como cabo de madeira ou haste metálica, seja usado para afastar o fio partido, dado o risco de choque elétrico.
De acordo com moradores da região do Pinheirinho, a queda de postes de energia elétrica ficou frequente depois que a estrada foi pavimentada. O Ituanos questionou a CPFL sobre essa possibilidade e se existe algum projeto para fixar melhor os postes, mas a empresa não respondeu.
O Ituanos também entrou em contato com a Prefeitura de Itu, que através da assessoria informou que "está ciente do ocorrido e, diante do reparo estar fora de suas atribuições, encaminhou à CPFL a queixa dos munícipes para que a solução seja providenciada pelo referido órgão competente".
Registro da falta de energia
Em caso de falta de energia, é importante que a população entre em contato com os canais de atendimento da CPFL para registrar:
App “CPFL Energia”
WhatsApp (19) 99908-8888 Clique para enviar mensagem
SMS 27304
ou pelo telefone 0800 010 2570 (ligação gratuita).
VEJA MAIS NOTÍCIAS