À noite, depois da partida, a praça, que já tinha bastante gente desde o início da tarde, ficou lotada
DA REDAÇÃO
FOTOS: Ituanos - Fernando de Souza /Staff News - Lucas Figueiredo/CBF
Publicada em 25 de novembro de 2022 - 15h20
A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar aconteceu em clima de muita expectativa em Itu. Desde o meio dia da quinta-feira, vários pontos da cidade contaram com um grande número de torcedores, que, em grupos, aguardavam em locais públicos o início das transmissões, marcada para as 16 horas. Um dos pontos de maior movimento foi a Praça do Carmo, onde se via claramente, as calçadas em frente aos bares tomadas por torcedores. Novidade na Copa deste ano, o Mercado Municipal de Itu, totalmente reformado e restaurado, também foi um ponto de grande movimento. Um telão foi instalado na área interna daquele ponto turístico gastronômico e o espaço também ficou lotado, no momento da partida. Terminado o jogo, a Praça do Carmo recebeu ainda mais gente para as comemorações, onde torcedores se mostravam muito satisfeitos com a vitória por 2 a 0 contra a Seleção da Sérvia e também com a entrada do atacante Gabriel Martinelli, segundo jogador revelado pelo Ituano Futebol Clube a participar de um mundial. O primeiro foi Juninho, que após se aposentar foi gestor do Galo Ituano, hoje é um dos diretores da CBF.
Antes do jogo, muita gente se reuniu na Praça do Carmo e nas calçadas em frente aos bares
Depois do jogo, as duas calçadas em frente aos bares ficaram lotadas de torcedores comemorando
O Mercado Municipal, que reúne agora em seu interior vários pontos gastronômicos, recebeu muita gente e até famílias inteiras com grupos de crianças, que brincaram em um espaço localizado em frente ao telão enquanto a bola rolava. A instalação do equipamento para exibir os jogos é um fato inédito no local. A entrada no mercado é gratuita e os visitantes só pagam o que consumirem.
A platéia encheu o Mercado Municipal para assistir o jogo do Brasil no telão
Gabriel Martinelli, revelado no Ituano, faz sua estreia na Copa
Mas se a vitória do Brasil sobre a Sérvia causou alegria em quase todos os brasileiros, para Itu os torcedores ituanos a partida teve uma emoção especial: a estreia do atacante Gabriel Martinelli em uma Copa do Mundo, jogando pela Seleção Brasileira. O atleta, hoje jogador do Arsenal, da Inglaterra, é um dos grandes nomes do futebol europeu. Segundo o site transfermarkt, especializado em avaliação no mercado de atletas, seu passe está avaliado em 60 milhões de Euros. Tudo isso, seguramente, 4 anos atrás, seria inimaginável para o garoto simples, de 17 anos, que assistia os jogos da Copa de 2018, na Rússia, sentado numa cadeira simples, no refeitório do Ituano Futebol Clube, onde buscava se firmar, já que tinha acabado de assinar seu primeiro contrato como jogador profissional na categoria Sub-20 do Galo. Era o Martinelli surgindo para o sucesso, mesmo sem saber.
Gabriel nasceu em Guarulhos, em 2001 e sempre foi apaixonado pelo futebol. Em 2010, Aos 9 anos, foi levado pelo pai para treinar no infantil do Corinthians. Mas lá, tinha pouco futuro. E, em 2014 aos 13 anos, um contato com Juninho, que acabava de assumir a gestão do Ituano, foi prometido ao garoto uma oportunidade. Mudaram-se todos para Itu. Gabriel conta que chorou muito na época da vinda para o Ituano. Não queria deixar de conviver com os amigos do Corínthians e com os parças da vizinhança. Mas veio. E depois de quase cinco anos, passou pela categoria Sub-17 e Sub-20 e assinou seu primeiro contrato. Logo depois, teve uma chance no profissional e se destacou. Fez 6 gols nos poucos jogos que restavam para terminar a temporada. E, por causa da sua competência, foi contratado pelo Arsenal, onde é um dos destaques do time, que disputa a Premier League.
Na Seleção, Gabriel Martinelli já participou de 4 jogos. E, nesta Copa terá todas as condições para surpreender e brilhar.
VEJA MAIS NOTÍCIAS