Prof. Luccas Maldonado ocupará, na ACADIL, a cadeira 36
DA REDAÇÃO - com informações de Assessoria de Imprensa
FOTO: Divulgação
Publicada em 22 de novembro de 2022 - 15h20
No sábado, dia 26 de novembro, às 10 horas, a Academia Ituana de Letras dará posse a mais um membro, desta vez o Prof. Luccas Eduardo Castilho Maldonado.
Maldonado é graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) onde também cursou o Mestrado na mesma área. Atualmente é doutorando em História na UNICAMP. Natural de Boituva (SP), o Prof. Luccas se envolveu com Itu através da ampla pesquisa realizada na Biblioteca Edgar Carone, instalada no Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu, da qual ele é especialista. Trabalhou como tradutor para as editoras Ateliê e Civilização Brasileira. Ministrou cursos de extensão na USP e na Secretaria de Ensino do Estado de São Paulo, alguns realizados em Itu. Organizou exposições museológicas em mais de uma oportunidade na USP. Foi editor da revista Epígrafe, desde a sua eleição, integra o Conselho Editorial da Academia Ituana de Letras.
Como pesquisador, Luccas Maldonado se especializou em temas ligados à História Política brasileira, tendo por objeto de estudo, ao nível de Mestrado, a obra de Luiz Alberto Moniz Bandeira e a Nova Esquerda.
Maldonado foi eleito para ser o primeiro ocupante da nova Cadeira 36 que tem como patrono um dos mais importantes historiadores brasileiros do século XX, Nelson Werneck Sodré (1911 - 1999), que teve fortes laços com Itu, cidade em que se casou com a Sra. Yolanda Frúgoli e onde veio a falecer. A sua filha, Dra. Olga Regina Frúgoli Sodré, vive em Itu e tem sido importante divulgadora da obra de mais de sessenta títulos de seu pai.
Na mesma reunião será lançado o volume VII da série Patronos, dedicado a Nelson Werneck Sodré, bem como a Revista da ACADIL vol. XXIV que reúne estudos, artigos, matérias e produção literária dos membros da Academia e conta com apoio cultural da empresa STARRETT.
Na ocasião será prestada homenagem ao Dr. Ermelindo Maffei (1907 - 1993), patrono da Cadeira 32, no Dia da Solidariedade, criado em 2007 em memória de seu importante trabalho social e político em Itu.
A sessão solene é aberta ao público e contará com a participação do violonista Gilmar de Campos.
A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, que está celebrando seus trinta anos de existência e conta, atualmente, com trinta e quatro membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.
VEJA MAIS NOTÍCIAS