Líder de audiência, apresentador saltense é referência no rádio regional
DA REDAÇÃO - Texto Rick Caetano e Academia Saltense de Letras
FOTOS: Divulgação - Reprodução YouTube
Publicada em 16 de novembro de 2022 - 22h10
A FM 90 está em festa. O programa Gasparini Filho completa, nesta quarta-feira, 16 de novembro, 35 anos no ar. De lá pra cá, o semanal que tem o nome o apresentador, sempre leva informação, entretenimento, todas as manhãs, aos milhares de ouvintes, além de muita música bonita, com uma linguagem simples, característica do interior.
Gasparini ama o que faz. O radialista relembra seu ingresso na emissora quando o estúdio ficava na Rua Lombardia, na Vila Roma, em Salto. “O rádio é minha paixão. Para quem começou há 35 anos, era a Rádio Pioneira Ltda. Acompanhei a projeção da FM, crescemos juntos. Isso que é gostoso. Dentro de uma casa que a gente ajudou a construir e viver dentro dela, em uma única família”, frisa Gasparini que já teve passagens por outras emissoras da região, como em Porto-Feliz, Itu e Salto. “Esse programa atual comecei em 16 de novembro de 1987, a primeira edição”, recorda o profissional. A equipe da FM deseja ao Gasparini muito sucesso.
Trovador, Escritor e Acadêmico
Augusto Gasparini Filho é nascido em Salto-SP e é casado com Maria Natividade Baptista Gasparini. O casal tem 3 filhos e 3 netos. Católico praticante, já exerceu várias funções em sua igreja, fazendo parte atualmente da equipe de liturgia da Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat. Bacharel em Direito e formação em curso de Rádio e TV pela Faculdade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, é membro integrante da União Brasileira de Trovadores, entidade que cultiva a trova em todo o território brasileiro. Durante mais de 15 anos consecutivos escreveu para o extinto jornal "O Trabalhador" a coluna "Trovas & Trovadores". Mantém vasto círculo de correspondência com poetas e trovadores do Brasil, e possui publicações de artigos em vários jornais e revistas do país.
É autor de livro "Nossos Momentos" pela editora Schoba, cujo volume é recheado de trovas, poesias, reflexões e um histórico que aborda sua profissão, descrevendo a passagem pelo rádio.
O reconhecimento dos amigos
Moura Nápoli, um dos mais experientes e queridos jornalistas da região, comentou os 35 anos de Gasparini Filho no rádio:
"Seria redundante dizer que o Gasparini é um dos pioneiros da Pioneira? Conheci essa grande figura nas manhãs da Rádio Pioneira, ainda na Rua Lombardia, e que hoje é a FM 90.
A rádio mudou, cresceu, modernizou-se e Gasparini segue firme e forte, fazendo um elo interessante entre a tradição, a raiz, essência e a modernidade. Dono de um estilo próprio, Gasparini conduz seu programa por todos esses anos, como se fosse o de estreia.
Em cada programa a emoção de um menino que mistura-se com a experiência de um veterano. O resultado disso todos nós conhecemos: o sucesso que vem de seu público cativo que o admira e respeita na mesma proporção que é respeitado.
Parabéns Gasparini Filho, que é pai de outro Gasparini que é – o filho – tão competente quanto o pai. Uma mistura de “Gasparinis” com a mesma competência e dedicação em tudo o que fazem!"
O jornalista João José Tucano da Silva também se manifestou para cumprimentar Gasparini Filho. Amigo e admirador do radialista, Tucano escreveu:
"Desejo hercúleo sucesso cada vez maior ao meu amigo radialista Gasparini Filho que, ao longo dos anos, conquistou uma legião de fãs e admiradores com a sua maneira simples e peculiar de comunicar-se ao microfone da FM 90, todas as manhãs.
Mesmo sem possuir aquela típica voz padrão radiofônica, comum nas ondas do rádio, Gasparini dá conta do recado com competência e tem conquistado excepcional audiência com o seu programa sertanejo.
Tamanha é a sua audiência, que tem anunciantes na “fila de espera” para divulgar sua marca e produtos no programa dele. Foi ele próprio que me contou isso, outro dia, quando cogitei em levar um novo cliente para o seu programa.
Ele diz que para entrar um novo anunciante no ar, tem que alguém sair. Mas, ninguém nem pensa em sair.
Dá para acreditar num fenômeno forte desse numa “era” dominada atualmente pelas mídias digitais?
Parabéns e contínuo sucesso ao querido Gasparini Filho!"
Paixão pelo rádio
Gasparini Filho conta que sempre teve paixão pelo rádio. Antes de se tornar um profissional da área, ele conta que, quando morava no sítio, sem energia elétrica, construiu um estúdio e lá "apresentava programas", que na verdade eram reproduções dos programas que existiam na época, em várias emissoras diferentes.
Essa e outras histórias estão registradas em um memorável vídeo, produzido 7 anos atrás, quando o radialista foi o entrevistado do programa Lado a Lado com Mirna. Na época, o programa de Gasparini estava comemorando 27 anos no ar. A entrevista, apesar do tempo, é uma das mais vistas no canal do programa do YouTube. E vale a pena assistir. Clique na imagem abaixo e confira.
Entrevista de Gasparini Filho no programa Lado a Lado com Mirna, publicada em 4 de janeiro de 2015. Clique na imagem para assistir.
VEJA MAIS NOTÍCIAS