Em 1972, o Coral Vozes de Itu participou das celebrações do sesquicentenário da Independência do Brasil
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTOS: Acervo MCI - MP - USP
Publicada em 24 de setembro de 2022 - 9h50
A partir deste sábado, dia 24, o Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu abriga a exposição "Memórias e comemorações da independência em Itu", que será realizada por meio de uma parceria com o Museu da Música-Itu e o Museu da Energia-Itu. A exposição abordará a participação de Itu no processo de Independência do Brasil e como a data foi comemorada ao longo dos séculos.
"A história será discutida por meio dos azulejos do saguão principal do Museu Republicano, além de fotografias, moedas, selos, pinturas, músicas, projetos expositivos e aspectos do cotidiano no centenário (1922) e sesquicentenário (1972) da Independência em São Paulo e Itu", explica a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano.
Em 1972, o Coral Vozes de Itu participou das celebrações do sesquicentenário da Independência do Brasil em três cidades da região. Além de imagens, programas de concerto e notícias, a exposição trará duas gravações inéditas do coral para se conhecer como era a sonoridade do grupo nesse período.
Outro destaque da exposição são os recursos de acessibilidade, como materiais em braille, alto relevo, audiodescrição das telas e réplicas de peças do acervo do Museu Republicano. "A exposição foi montada em comemoração ao bicentenário da independência e contamos com a visita de todos que têm a curiosidade de saber um pouco mais sobre como esse importante capítulo da história do nosso país foi rememorado e celebrado em diversos momentos."
O Centro de Estudos fica na rua Barão de Itaim, 140, em Itu. Com entrada gratuita, a exposição "Memórias e comemorações da independência em Itu" poderá ser visitada todos os dias, das 10h às 17h. Mas, atenção: é necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 para ingressar no prédio.
A história contada e mostrada em imagens dos azulejos no interior do Museu Republicano
História do Museu Republicano
O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
VEJA MAIS NOTÍCIAS