Joaquim traz um olhar diferente sobre a vida de Tiradentes
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTOS: Divulgação
Publicada em 21 de setembro de 2022 - 18h05
Dentro do calendário comemorativo dos 200 anos de independência, o Cineclube de Itu traz para sua próxima exibição o filme Joaquim, inspirado no cenário do século XVIII, a trama enveredada mostra os conflitos de um Brasil sob o domínio do império português.
A exibição é gratuita, seguida de roda de conversa, e acontecerá no Dia 24 de setembro, sábado, às 19h00, no centro cultural de Itu, CILA – Centro Ituano de Letras e Artes, localizado na Praça Conde de Parnaíba, no centro de Itu.
A história do que levou Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar Tiradentes, transformando-se em um importante herói e mártir nacional que veio a liderar o levante popular conhecido como a Inconfidência Mineira.
Sobre o filme:
Joaquim é uma coprodução luso-brasileira que apresenta um olhar livre e bem diferente sobre a vida de Joaquim José da Silva Xavier, mergulhando no seu passado antes de se tornar o Tiradentes - e estigmatizado eternamente como o mártir nacional.
Inspirando o diretor Marcelo Gomes a fazer um recorte de tempo anterior ao engajamento de Joaquim aos movimentos políticos da época, os pouquíssimos registros históricos existentes direcionaram para o caminho, entre ficção e real, sobre os motivos que levaram um funcionário da Coroa Portuguesa a se engajar em um movimento para libertação do Brasil.
Entre amor, paixão impossível e desejo de liberdade, somado a atuação sensivelmente impecável de Julio Machado, o enredo nos leva a refletir sobre a história com um leque de abrangência bem maior, em seus diversos aspectos concebidos em nossos tempos de colônia, e ainda tão atual, na esfera dos dilemas existenciais suas incongruências e consciência política.
Realizado por Marcelo Gomes - Elenco Nuno Lopes, Julio Machado, Isabél Zuaa, Welket Bungué, Rômulo Braga
Lançado na Berlinale – Berlim International Film Festival – 2017
Também exibido em New York - Havana Film Festival, New York
Duração 97 minutos
Sobre o Cineclube de Itu:
O Cineclube de Itu é um coletivo independente que atua na cultura audiovisual com exibições de filmes de forma gratuita para o público, proporcionando a cada exibição, roda de conversa que possibilita a análise e aprofundamento dos filmes exibidos, promovendo a formação e ampliação de público. Atua também no segmento de oficinas, workshops, produções de curtas e distribuição de filmes.
O Cineclube de Itu tem o apoio da Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu, que disponibiliza local e equipamentos para as exibições.
Serviço:
Filme: Joaquim
Gênero: Biografia/Drama
Data: 24 de setembro de 2022 - sábado
Horário: 19h00
Local: CILA – Centro Ituano de Letras e Artes
Endereço: Praça Conde de Parnaíba – Centro - Itu
Entrada: Gratuita
Faixa etária recomendada: acima de 16 anos
VEJA MAIS NOTÍCIAS