Programa educacional tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela ciência e tecnologia
DA REDAÇÃO -
FOTO: Divulgação
Publicada em 19 de setembro de 2022 - 23h00
O mês de setembro de 2022 será especial e inesquecível para um grupo de alunos do Ensino Médio do Colégio Divino Salvador de Itu. O motivo: A oportunidade de participar da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia. Um programa educacional que acontece na região do Space Coast nos Estados Unidos, e cujo objetivo é despertar, em jovens talentos, o interesse pelas áreas de Tecnologia, Engenharia, Ciência e Matemática.
Promovido pelo KSCIA — International Space Academy, pioneiros em desenvolver e levar conteúdos que abordam o conceito “Space Education” para dentro das escolas, o grupo participará de uma experiência completa em ciência e tecnologia na área espacial, incluindo uma série de atividades hands-on com aulas de robótica, plants in space, astrobiologia e ciência por trás dos foguetes.
As aulas acontecem no Center for Space Education e os alunos ainda têm a oportunidade de conhecer o NASA Visitor Complex, um complexo que conta a história da exploração espacial.
Porém, para ingressar nessa grande jornada, foi preciso passar por um processo seletivo que incluiu uma prova de conhecimento nas áreas de matemática e ciências da natureza e uma entrevista para testar o domínio dos jovens com a língua inglesa.
Em torno de trinta jovens manifestaram o interesse inicial em participar do programa, e apenas dezessete estarão embarcando, pela primeira vez, nessa nova jornada de conhecimento.
A estudante Clara Gabriela de Castro Leite é uma das jovens que vai transformar seu sonho em realidade. Com apenas 15 anos, a aluna, que cursa o 1º ano do ensino médio, estará presente no intercambio educacional. A jovem chegou a ficar tão emocionada que expressou seus sentimentos e sua expectativa de uma forma inusitada, através de um poema. “Oportunidades e alegrias são iguais a um ”pula-pula” de bolinhas, uma hora você pula e outra escorrega na bolinha. A viagem vai ser assim, vamos nos divertir, aprender e até ensinar. Descobrir, criar e desvendar, talvez surtar e até chorar de felicidade, nunca de se espantar. As expectativas sempre sobem e a altura do pulo também. A coragem às vezes escorrega na bolinha assim como a asinha, a asinha que faz a gente voar como um foguete no ar. O céu é o limite para nós assim como o espaço é para a estrela-cadente.”
Embora seja a terceira vez que a escola participa do programa, para o coordenador pedagógico, Edinaldo de Lima Piovezan (ED), essa é mais uma oportunidade oferecida aos alunos para aprimorar o conhecimento e descobrir novas habilidades. “Ser uma das poucas escolas parceiras desse programa no Brasil é um privilégio muito grande, pois nos possibilita apresentar aos nossos alunos, novos e maiores horizontes que poderão levá-los muito além de onde pensam que podem chegar. Reconhecendo e exercitando suas potencialidades, além de toda inspiração que receberão de grandes e vitoriosos profissionais da área espacial que terão contato durante a participação no programa.”, comenta Edinaldo.
Durante a imersão, que conta com mais de 40 horas de muito conteúdo e interação, os alunos terão a oportunidade de trocar conhecimento com empresas relacionadas à exploração espacial e visitar uma das principais universidades dos EUA, a FIT (Florida Institute of Technology).
“A felicidade é imensurável em participar desse programa. Eu sei que é uma experiência de uma em um milhão, e que pouquíssimas pessoas terão essa oportunidade. Sou grata à escola, à minha família e ao programa por me fazer realizar esse sonho.” Essas são as palavras da jovem Estela Rossi Pereira, integrante também da lista dos contemplados.
Segundo José Carlos Filho (JC), Gerente de Projetos Latin America do KSCIA International Space Academy, um dos principais intuitos do centro é fomentar o interesse desses estudantes pela carreira espacial. “Através dessa parceria e experiência de vida esperamos descobrir novos talentos e inspirar esses jovens a buscar grandes oportunidades nas carreiras relacionadas à área espacial e STEM”, explica JC.
A nova temporada da “International Journey of Science & Technology” vai até novembro, e o Colégio Divino Salvador de Itu será o primeiro a participar, entre os dias 24 de setembro e 1 de outubro. Uma experiência que vai marcar para sempre a vida desses jovens talentos brasileiros.
VEJA MAIS NOTÍCIAS