Equipe da Unimed Salto-Itu recebeu o prêmio do secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn
DA REDAÇÃO - com informações de Assessoria de Imprensa
FOTO: Reprodução Redes Sociais
Publicada em 13 de setembro de 2022 - 21h50
O Hospital da Unimed Salto-Itu foi premiado pelo desempenho na taxa de efetivação de doações de órgãos durante o 2º Congresso Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes, realizado em São Paulo. A Secretaria Estadual de Saúde, organizadora e responsável pela criação do Prêmio, selecionou os 20 hospitais mais eficientes pelo melhor desempenho em taxa de doadores e em efetivação das doações, contemplando duas unidades hospitalares para cada uma das 10 OPOs (Organizações de Procura de Órgãos) existentes em várias regiões no Estado. O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, fez a entrega do troféu de reconhecimento pessoalmente aos ganhadores. Reconhecimento por ajudar a salvar vidas: esse é o significado do prêmio “Amigo do Transplante”. Equipe de enfermagem da UTI do hospital participou da cerimônia.
Em 2022, o Hospital Unimed Salto-Itu efetivou três doações de órgãos, sendo a última no novo hospital recém inaugurado.
A supervisora de enfermagem da UTI Fabiana Rodrigues explica como funciona o processo: “Primeiro, quando o médico identifica que o paciente entrou em morte encefálica, fazemos o acolhimento com a família e, se ela manifesta o interesse para a doação, tem todo um processo para ser seguido. Após isso, entro em contato com a OPO, eles também fazem outros testes e validam as informações que foram passadas e aí sim fazem as buscativas de receptores em um período de seis horas”.
Deborah Mitelpunkt, gerente de enfermagem, comenta que além da estrutura, o que faz a diferença é o engajamento de toda a equipe para que dê tudo certo, apesar do misto de emoções. “É dolorido, mas muito gratificante saber que fazemos parte disso: acolher as famílias doadoras e ajudar outras famílias a salvar um ente querido”.
A doação de órgãos proporciona o prolongamento da expectativa de vida de pessoas que precisam de um transplante, permitindo o restabelecimento da saúde e a retomada das atividades de vida normais. Cada doador pode salvar oito vidas ou mais. A doação de órgãos é um ato nobre e a conquista do prêmio é o reconhecimento do trabalho e empenho não só da equipe diretamente envolvida no processo de captação de órgãos, mas, principalmente é fruto da conscientização dos familiares do doador.
VEJA MAIS NOTÍCIAS