Tradicional solenidade oficial do Exército foi realizada no Quartel de Itu com a presença de autoridades
DA REDAÇÃO - Regina Lonardi
FOTOS: Lineo Henrique da Costa, Colégio Anglo Itu e Marcio Lima
Publicada em 7 de setembro de 2022 - 18h50
A chuva, muito necessária neste momento, foi o motivo do cancelamento do Desfile Cívico marcado para acontecer pela manhã em Itu, que teria o objetivo de comemorar o bicentenário da Independência do Brasil. No entanto, a data não passou totalmente em branco na cidade e foi comemorada por instituições como o Exército Brasileiro e Colégio Anglo Itu e também pela corporação da Banda Marcial de Itu, criada recentemente, e que faria sua primeira apresentação no aguardado evento de 7 de setembro. Com o cancelamento, o tradicional desfile deixa de acontecer na cidade pelo terceiro ano consecutivo e deverá ocorrer no ano que vem.
Comemorações
Pela manhã, nas dependências do Regimento Deodoro, a solenidade oficial, que estava inicialmente programada para acontecer no Pavilhão Nacional, área interna de local aberto das dependências do Quartel, foi transferida para o Auditório Duque de Caxias, localizado no edifício centenário da unidade militar. O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola e demais autoridades municipais foram recebidos pelo Coronel Henrique Cesar, Comandante do 2º GAC em uma cerimônia que também contou com a participação de reservistas que serviram no Quartel de Itu em épocas passadas, que iriam participar do desfile. O militar da reserva Tenente Lineo Henrique da Costa fotografou a cerimônia e, nas redes sociais, manifestou "muita alegria em fazer os registros fotográficos e na saída acabei por encontrar alguns amigos reservistas".
Banda "Professor Milton de Oliveira e Silva", do Colégio Anglo Itu, na homenagem ao Dia da Pátria
Aproveitando uma trégua na chuva, o Colégio Anglo Itu não deixou o Dia da Pátria passar em branco. E comemorou os 200 anos da Independência do Brasil ao som da banda "Professor Milton de Oliveira e Silva", fundador daquela instituição de ensino. A banda, regida pelo maestro Davi Marangoni, estava pronta para o desfile, mas, com o cancelamento, ocupou a Praça da Independência, localizada em frente ao colégio e Igreja Nossa Senhora do Carmo e abrilhantou as homenagens, que contaram com a presença de diretores, coordenadores, funcionários, pais e alunos do Anglo.
Integrantes da Banda Marcial Municipal de Itu em formação para a foto
Ainda pela manhã a Banda Marcial de Itu, que faria a apresentação de estreia no Desfile Cívico de 7 de setembro, se concentrou na Casa de Artes, localizada na Praça da Matriz, para se preparar para o primeiro compromisso. Os integrantes da banda, que tem como responsável o maestro Márcio Lima, se reuniram uniformizados na área interna da casa onde funciona a Escola Municipal de Iniciação Artística - EMIA para registrar o momento do primeiro desfile, mas, após serem informados do cancelamento, decidiram realizar um breve desfile no entorno da Praça da Matriz.
A Banda Marcial Municipal de Itu, vinculada à Secretaria de Educação, deverá marcar nova data para a fazer a sua primeira apresentação ao público.
Com o cancelamento do desfile, a Banda Marcial de Itu fez um breve desfile no entorno da Praça da Matriz