O workshop de Rafael é imperdível para quem deseja aprender sobre roteiros para cinema
DA REDAÇÃO - com informações da Assessoria de Imprensa
FOTO: Lana de Oliveira
Publicada em 31 de agosto de 2022 - 10h25
Atualizada em 7 de setembro de 2022 -14h00
Acontecerá no próximo sábado, a continuação do Workshop de Roteiro de Cinema ministrado por Rafael Toschi Chiafarelli na cidade de Itu.
O roteiro cinematográfico é o primeiro passo para transformar uma ideia em um filme. Este workshop traz a oportunidade de um processo participativo, onde todos poderão contribuir, além de dar espaço para o progresso individual.
Neste segundo encontro no próximo sábado, dia 10 de setembro às 17h00 haverá:
- Por que e como criar um ponto de vista
- Direitos autorais, registro e Biblioteca Nacional
- Principais programas para edição de roteiro
No encontro de duas horas, onde os participantes recebem uma introdução dos princípios básicos para construção de um roteiro e terão a oportunidade de experimentar essa forma de expressão.
ATENÇÃO: Devido à condição climática o evento teve alteração de endereço para:
Rua Barão do Itaim, 128 (ao lado da Casa do Barão) – centro de Itu
Mais informações clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/FLBSuRKoqYi2pJWsv9psmZl1nq.com/o3kR6
Serviço:
Roteiro de Cinema com Rafael Chiafarelli
Data: 10 de setembro (sábado)
Horário: 17h00
Local: CCI - Rua Barão do Itaim, 128 (ao lado da Casa do Barão) – centro de Itu
Profissional experiente
Rafael fundou o Estúdio Politeama em 2016, onde produziu, sem custo para seus realizadores, diversos canais de YouTube e podcasts da cidade. Com formação na Academia Internacional de Cinema de São Paulo e atualmente no CEUNSP-Salto, atua em diversas áreas do cinema, como produtor e diretor, com a realização de curtas e participação em festivais. Promoveu workshops de formação em “Roteiro para Cinema”, “Iluminação Cênica” e “Clipes Musicais”. Um de seus workshops deu origem ao Grupo de Cinema Amador de Itu - que produziu, como resultado, 6 filmes de curta-metragem com visibilidade em festivais nacionais.
Produziu o filme GUTI – Cinquenta Anos de Teatro – documentário de média metragem onde investigou as razões pelas quais as pessoas se dedicam ao teatro amador. No mesmo período realizou o curta O Homem por trás da cortina, que passou por diversos festivais nacionais e internacionais expondo o trabalho de Celestino Cremasco como produtor do Grupo Unido Teatro Independente.
Dirigiu o curta-metragem de ficção: Borboleta, selecionado para o festival de cinema regional CineFest Votorantim. Dirigiu e produziu outro curta-metragem de ficção, A única noite, também apresentado no CineFest Votorantim, na mostra de curtas de terror de Sorocaba, e em outros festivais e mostras ao redor do país.
Também participou como ator em diversos curtas como: Xadrez Mafioso, de Elis Provenzano – ganhador de melhor trilha sonora musical na categoria profissional.
Atuando como Don Chiafarelli, Entre Amigos, de André Almeida – aclamado pelo público durante a sua apresentação na mostra de curtas ituanos de 2019. Atuando como Eduardo, A descoberta, de Rafael Toschi Chiafarelli – lançado durante uma das sessões do Cineclube de Itu com expressivo público presente.
Ganhador do prêmio destaque do Festival Cinema Mundo de Itu com o filme Beto, que dirigiu e atuou. Além de produções próprias, seu estúdio também participou de produções independentes na região, com filmes como Ricardo para Deputado, da Stefanie Klein, O Sentinela, de Fernando Frê e o Phobos, de Nina Hiraoka.
VEJA MAIS NOTÍCIAS