Motoniveladora aplica a BGS (brita graduada simples), última camada de revestimento do solo antes da aplicação da camada asfáltica
DA REDAÇÃO - Paulo Schwarz
FOTOS: Regina Lonardi / Ituanos
Publicada em 29 de agosto de 2022 - 20h30
Após 3 meses do início das obras de pavimentação, a Estrada do Pinheirinho tem seu primeiro trecho pronto para receber o asfalto. O percurso, de 3,2 km no sentido cidade - rodovia Castello Branco, que começa logo após o condomínio Aldea de España e vai até o aterro sanitário, já passou pelas etapas de corte, terraplanagem, recebeu solo-cal, colocação de terra nova misturada com cal para dar firmeza ao solo, e nesta semana recebeu a mistura de BGS (brita graduada simples) que é a mistura de pó de pedra, pedrisco e pedra 1, último revestimento antes do assentamento do asfalto. Segundo funcionários da Senpar, empresa vencedora da licitação para realizar a obra, a camada asfáltica neste trecho deverá ser aplicada nos próximos dias.
Mais adiante do aterro sanitário, em direção ao Bairro Catarina, as obras no percurso também avançam rapidamente. A camada de solo-cal já foi colocada até próximo à capela do Pinheirinho, que fica numa distância de aproximadamente 4 km do cruzamento da avenida Laroy Starret, local onde começa, efetivamente, a estrada. Após a capela, o solo ainda continua na terra. Porém, já estão sendo realizados o corte, a terraplanagem e compactação mecânica, feita por um rolo de ferro pesado, popularmente conhecido como "pé de carneiro". O trabalho é realizado simultaneamente em vários trechos da vicinal e também acontece aos sábados, até o final da tarde.
Investimento do Estado
A pavimentação da Estrada do Pinheirinho faz parte do Lote 4 do pacote Pró SP, através do Programa “Novas Estradas Vicinais”, anunciado pelo Governo do Estado em setembro do ano passado. Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (D.E.R.), o programa está beneficiando 278 estradas vicinais em todas as regiões do Estado e, para Itu, foram destinados mais de 30 milhões para a pavimentação de 16,9 km. Quando ficar pronta, a estrada fará a ligação da parte sul de Itu até a Rodovia Castello Branco, iniciando da Avenida Laroy Starret até as imediações do Posto Doninha, localizado no Bairro Dona Catarina. O traçado original do percurso está sendo mantido e vai facilitar em muito o acesso e reduzirá acentuadamente o tempo de viagem para quem segue para a região metropolitana da capital, além de representar economia de combustível e de um pedágio. Enfim, a obra é a realização de um sonho que vem sendo acalentado há mais de 50 anos por grande parte da população ituana.
Perto da Capela do Pinheirinho os trabalhos avançam com a execução da terraplanagem e corte do traçado
Entrega antecipada
Há um mês, o governador Rodrigo Garcia visitou as obras de pavimentação asfáltica da Estrada do Pinheirinho. Durante a visita, César Federmann diretor da Senpar, afirmou que a empresa pretende concluir os trabalhos de três a quatro meses antes do prazo. O tempo para conclusão da obra, previsto no contrato, é até dia 25 de maio de 2023.
"Não é possível prever como serão as chuvas, mas nós pretendemos terminar bem antes do prazo", afirmou Feldmann, em entrevista transmitida ao vivo pela página do Ituanos no Facebook.
Cesar Federmann, diretor da Senpar, afirma que, se houver tempo bom, a empresa pretende concluir a obra de pavimentação bem antes do prazo previsto no contrato
Moradores felizes
As obras de pavimentação na Estrada do Pinheirinho mudaram a paisagem do local. E atualmente, é possível notar visivelmente contrastes da evolução que o asfaltamento vem dando àquela região da zona rural. As charretes, comuns naquela área, hoje dividem os espaços de estacionamento com as máquinas que estão trabalhando na obra. Um sinal claro de que, finalmente, após 50 anos, o progresso está chegando para ficar, concretizando um sonho de décadas.
Os moradores e proprietários das chácaras de toda a extensão da estrada, se mostram felizes e satisfeitos, já que, mesmo sem o asfalto, mas com a terraplanagem, alargamento e a compactação do solo devido à preparação da pista, os buracos que existiam no trecho desapareceram e a distância e o tempo para ir e vir diminuíram bastante.
Contraste do novo tempo: as charretes, que sempre foram presença comum na Estrada do Pinheirinho, hoje dividem espaço no estacionamento com as modernas máquinas que trabalham no local
VEJA MAIS NOTÍCIAS