DA REDAÇÃO, com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo
Fotos: Portal do Governo do Estado de São Paulo (Divulgação)
Alexandre Pongrácz Rossi, especialista em comportamento animal, com o governador Márcio França e a secretária chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil, Helena dos Reis
Em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o governador Márcio França lançou segunda-feira, dia 18 de junho, o Pet São Paulo, programa estadual inédito de apoio aos municípios em ações e políticas públicas em defesa dos animais domésticos, em especial cães e gatos. Itu está entre as cidades que devem receber apoio do Governo Estadual, já que foi uma das cidades pioneiras a dar animais domésticos para adoção com chip de identificação. Além disso, em breve Itu também vai disponibilizar para adoção, cães adultos adestrados graças à um Projeto de Lei já aprovado, de autoria do vereador e médico veterinário Sérgio Castanheira, diretor do Centro de Controle de Zoonozes do Município. Itu ainda tem um dos melhores canís do Brasil para resgate e policiamento, mantido pela GCM - Guarda Civil Municipal, onde os seus cães farejadores já salvaram vidas de pessoas que estavam desaparecidas.
Para coordenar os trabalhos com as prefeituras, está sendo criada a Subsecretaria de Defesa dos Animais, vinculada a Casa Militar do Estado. “Hoje fizemos uma solenidade diferente, criando de maneira institucional a subsecretaria de proteção animal. Era uma vontade que a gente percebe nas ruas, praticamente toda cidade tem alguém que faz essa defesa, muitos vereadores, deputados, no congresso nacional também, assembléia legislativa”, disse Márcio França.
Alexandre Pongrácz Rossi, especialista em comportamento animal, com o governador Márcio Françano lançamento do Programa Pet São Paulo
“Agora teremos um lugar para canalizar essa energia positiva, é uma secretaria que vai nascer pequena, mas ela agrega outras áreas de atuação. Hoje assinei quase R$ 2 milhões em emendas, de parlamentares que fazem da proteção animal sua principal atividade, e estou muito contente de fazer isso em SP, que será o primeiro Estado do Brasil a ter uma subsecretaria para tratar desse assunto”, completou o governador.
A subsecretaria será responsável por coordenar o Sistema Estadual de Defesa dos Animais (SIEDA) – um comitê gestor intersetorial responsável por realizar e apoiar projetos e ações de proteção de cães e gatos em todo território paulista.
“As pessoas que acreditam que os cães são parte da sociedade vão ter agora, com esse programa, o aval de que são mesmo. Eles têm direitos”, comentou o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, após participação no evento com seus famosos pets, Estopinha e Barthô.
O programa incentivará os municípios na realização de feiras de adoção, capacitações, campanhas educativas sobre guarda responsável de cães e gatos, além de firmar convênios para apoio a castração e microchipagem.
O município que aderir ao programa receberá o Selo Pet São Paulo, sendo atestado parceiro na proteção destes pets.
O Pet São Paulo nasceu da preocupação com os casos de maus tratos aos animais domésticos, e a necessidade de uma cultura de prevenção contra atos de agressão, além do interesse do governo em integrar os órgãos públicos estaduais com os municípios, organizações e a comunidade.